Saiba os cuidados que você deve tomar quando for usar a panela de pressão para evitar problemas como a explosão

Está morando sozinho há pouco tempo e tem aquele medo de usar a panela de pressão? Não precisa mais deixar de fazer aquela receita deliciosa por causa disto. Aqui você verá todo o passo a passo e a melhor maneira de utilização do utensílio. Logo estará livre para cozinhar o que der vontade.  

+ Leia também: Churrasco na panela de pressão

Antes de tudo, você tem que saber que dentro da panela de pressão existe uma marca que representa o nível máximo de preenchimento com alimentos. Se não houver a marcação, deixe um terço da altura da panela livre. Esta é uma fórmula de segurança que garante um espaço para o ar escapar pela válvula. 

A altura da água é praticamente a mesma da comida. No preparo de um feijão, por exemplo, a ele tem que estar cerca de dois dedos a cima, apenas. Tudo isso fica bem exemplificado na imagem a seguir. 

Panela de pressão.
reprodução/origemdascoisas
Panela de pressão.




 Prestar atenção no chiado da panela também é muito importante. Ele que dirá como está o cozimento. Caso ele cesse de repente, é hora de desligar o fogo e esperar que a panela esfrie naturalmente, para evitar qualquer tipo de acidente. Outra situação é quando o vapor começa a sair pela borracha, em volta da tampa. Isso significa que está na hora de substituir essa proteção da panela. 

Quando a panela começar a soltar vapor é hora de abaixar o fogo. Nunca deixe que ela ferva mais do que está indicado na receita. 

Depois da comida pronta

Com a receita feita e depois de disfrutá-la, é hora de lavar a louça. A lavagem da panela deve ser muito bem feita. É preciso evitar que a válvula fique entupida, por isso limpe todos os buraquinhos com cuidado, removendo toda a sujeira. O pino também precisa ter atenção especial.

Para entender melhor

O canal do Dário da Região, no YouTube, fez um vídeo bastante explicativo sobre como usar uma panela de pressão, confira!

Espero que estas dicas tenham ajudado você a perder o medo de panela de pressão. Agora você pode soltar a imaginação e o chef de cozinha que existe dentro de você e se aventurar fazendo vários pratos. Boa sorte!