Dupla de jurados do Bake Off Brasil ensina pais e pacientes a preparar arroz carreteiro e cupcake peteleco

Fabrízio Fasano Jr. e Carol Fiorentino voltaram à cozinha experimental da TUCCA para ensinar novas receitas aos pais e pacientes da ONG. No cardápio do dia, arroz carreteiro de prato principal e cupcake peteleco de sobremesa.

Fabrízio Fasano Jr. e Carol Fiorentino posam para foto antes de começar aula na TUCCA
Reprodução/iG
Fabrízio Fasano Jr. e Carol Fiorentino posam para foto antes de começar aula na TUCCA

A aula foi repleta de muitas risadas, aprendizado e, é claro, garfadas para experimentar as receitas feitas. Ao todo, foram 12 alunos, entre mães, pais e filhos, que participaram da atividade na TUCCA , e aprenderam truques novos para usarem na cozinha.

"Para fazer o churrasco perfeito, é preciso ter paciência", explica Daniel Lee

Então se você quer conhecer um pouquinho mais do trabalho da ONG, e de quebra aprender a preparar um delicioso arroz carreteiro ou como fazer cupcake , confira a matéria abaixo.

Arroz carreteiro

O tradicional prato tropeiro, cuja receita já está aqui no site , foi o primeiro desafio da aula. Os alunos colocaram a mão na massa para cortar os ingredientes e ajudar no pré-preparo. Com tudo pronto, Fabrízio Fasano iniciou a explicação.

Fasano ensina a preparar um arroz carreteiro em aula na TUCCA
Reprodução/iG
Fasano ensina a preparar um arroz carreteiro em aula na TUCCA

Os olhares atentos e a voz do empresário e jurado do Bake Off Brasil tomaram conta da colorida cozinha experimental da TUCCA. Entre uma mexida na panela aqui e uma couve frita ali, o delicioso cheiro dos ingredientes cozinhando rapidamente tomou conta da sala, deixanto todos ansiosos.

Entre o público presente, o caminheiro Jackson - um verdadeiro carreteiro - era um dos mais ansiosos pelo prato: "Eu nunca vi fazerem essa receita fritando a couve, deve ficar bem gostoso!", comentou.

Quando o prato ficou pronto, todos formaram uma fila para pegar um pouquinho e experimentar. Os minutos seguintes foram de puro silêncio, ninguém conseguia se manifestar.

Thabata, umas das mães-alunas presentes, foi a primeira falar: "Vou em casa pegar uma tupperware para repetir e já volto!". Apesar das risadas, não deu outra, todo mundo repetiu o prato pelo menos uma vez.

O famoso arroz a carreteiro com couve frita
Reprodução/iG
O famoso arroz a carreteiro com couve frita

Perguntado se havia aprovado a receita, Jackson afirmou: "Estava muito bom, mesmo".

Cupcake peteleco

A segunda receita do dia foi o cupcake peteleco, perfeito para quem ama doces mas prefere algo um pouco mais leve e sem tanto açúcar. A massa lembra aqueles bolos tradicionais, feitos pela sua avó.

Carol Fiorentino ensina os alunos da TUCCA como fazer um cupcake
Reprodução/iG
Carol Fiorentino ensina os alunos da TUCCA como fazer um cupcake

Mesmo estando todos de barriga cheia, a atenção na aula da Carol Fiorentino , jurada junto com o Fasano Jr., foi total. Primeiro ela chamou a atenção para um truque muito útil para qualquer pessoa que quiser aprender como fazer cupcake - ou qualquer outra receita relacionado à confeitaria: "O importante é se atentar às proporções, então se você usar um recipiente específico para medir a farinha, use o mesmo para medir todos os ingredientes restantes", explicou a chef.

Além disso, Carol ensinou aos alunos da TUCCA que outro bom segredo é já assar a massa dentro da forminha de papel, mas que para isso é necessário colocar duas formas para cada bolinho.

Alunas ajudam a preparar a forma dos cupcakes
Reprodução/iG
Alunas ajudam a preparar a forma dos cupcakes

Com a ajuda de duas alunas, que também eram pacientes da ONG, ela deixou a assadeira pronta e então começou a ensinar o preparo da massa, que era bastante simples e precisava de poucos ingredientes:

- três xícaras de farinha;

- duas xícaras de açúcar;

- uma xícara de chocolate em pó;

-3/4 de xícara de óleo;

- seis ovos;

- uma xícara e meia de água morna;

- uma colher de sopa de fermento em pó;

- uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

O preparo da receita de cupcake é bem simples: em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha, chocolate em pó e o fermento. Então, misture tudo e abra um buraco no meio para acrescentar os ovos e o óleo. Em seguinda, adicione a água e mexa bem até virar uma massa homogênea. Por último, coloque o bicarbonato e coloque a massa nas forminhas. Leve ao forno por entre 12 e 20 minutos.

Cupcakes saem quentinhos do forno!
Reprodução/iG
Cupcakes saem quentinhos do forno!

Além da receita de cupcake , a chef ensinou duas opções de cobertura, uma de chocolate e outra de merengue.  

Para a de chocolate, você vai precisar apenas se atentar a proporção - a quantidade varia de acordo com quanta cobertura você quiser: para cada parte açúcar, vai ser necessário meia de chocolate em pó e meia de água, além de uma colher de manteiga. O preparo é mais simples ainda, basta misturar tudo em uma panela e misturar até formar uma calda.

"O segredo é não ter medo de errar!", conta a apresentadora Gilda Bley

Para a de merengue, serão necessários três claras de ovo e nove colheres de açúcar. Coloque tudo em uma panela e mexa no fogo baixo até o açúcar derreter. Então, coloque na batedeira e bata até formar o merengue. Se você quiser adicionar cor, basta usar corante artificial e soltar a imaginação!

Na hora de montar os cupcakes, a Carol chamou seus ajudantes da TUCCA para ajudar na missão, e, além das coberturas, eles usaram confeites e bolinhas de chocolate para decorar a sobremesa.

Cupcakes podem ser decorados conforme o paladar de quem for comer
Reprodução/iG
Cupcakes podem ser decorados conforme o paladar de quem for comer

Depois de todo o esforço, veio a hora da comilança! E dos 40 cupcakes que foram feitos, não sobraram nem migalhas! E assim como o prato principal e a sobremesa, a aula da dupla foi um sucesso entre os pais e os pacientes que participaram da atividade.

A TUCCA

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolecentes com Câncer) foi fundada em 1998 pelo médico Sidnei Epelman, atual presidente da ONG e professor na faculdade Santa Marcelina. O projeto surgiu da ideia de diversos pais de pacientes do Dr. Sidnei, que acreditavam que todas as pessoas mereciam receber o tratamento adequado, independende do tamanho do bolso.

Jackson posa com avental da TUCCA e prato de arroz carreteiro
Reprodução/iG
Jackson posa com avental da TUCCA e prato de arroz carreteiro

Foi com isso em mente que eles se juntaram para criar a associação, que além de aproveitar a estrutura de um já consolidado hospital, aproveitaram para criar uma ala nova destinada à crianças e adolecentes com câncer em uma região carente da cidade de São Paulo, na zona Leste.

Para Sidnei, o principal diferencial da TUCCA "é olhar para o todo, não só para o paciente. Aqui a gente se preocupa com muito mais coisa do que o tratamento, é o bem-estar dos jovens e de seus pais também". Foi esse desejo, de tranformar o clima pesado de um hospital em um clima acolhedor, que surgiu o programa "pela cura", como o "Chef pela cura" e o "Música pela cura".

Alunos da TUCCA ajudam a preparar os ingredientes
Reprodução/iG
Alunos da TUCCA ajudam a preparar os ingredientes

O projeto "Música pela cura" busca, por meio da cultura e da arte, "facilitar o caminho do tratamento", explica Sidnei. A iniciativa ainda se divide em duas séries, que se estendem ao longo do ano com concertos internacionais, com música clássica, popular e jazz, e com o "Aprendiz de Maestro", com musicais infantis - ambos os programas são apresentados na Sala São Paulo e recebem apoio do governo através da Lei Rouanet.

Ana Luiza Trajano – Conheça um pouco da dona do restaurante “Brasil a gosto”

Já o "Chef pela cura" promove aulas gastronômicas toda quarta-feira na cozinha experimental da TUCCA. Lá, chefs renomados ensinam aos pais e pacientes dicas para ajudar no dia a dia e ainda como preparar receitas novas, práticas e deliciosas.