Higienizar bem os alimentos é a parte fundamental para conservá-los

De acordo com pesquisas recentes feitas pelo comitê de Mudanças Climáticas do World Resources Institute, o Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. Mas se tivermos alguns hábitos simples, com um pouco de alerta, vai ser possível aprender como conservar alimentos de uma forma correta, para que eles durem mais tempo na despensa e na geladeira.

+Fabrízio Fasano e Carol Fiorentino ensinam receitas deliciosas em aula na TUCCA

Confira abaixo a lista da NDay s de como conservar alimentos  de maneira simples e eficaz.

via GIPHY


Higienização

Assim que você chegar da feira ou horti-fruti, o ideal é limpar os alimentos o mais rápido possível.  Passar os dedos por toda as partes das frutas, verduras e legumes, é o melhor jeito de tirar resíduos de terra e parasitas.

Confira formas simples de como conservar alimentos.
shutterstock/Reprodução
Confira formas simples de como conservar alimentos.

Deixar de molho durante 30 minutos em uma bacia com 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária também é uma boa arma para remover os germes e bactérias.  

Congelamento

Outra ótima alternativa para manter os limentos por mais tempo é congelar eles em pequenas porções. Depois de fazer a higienização , seque bem os produtos e os coloque em potes secos e bem fechados.

Confira dicas de como conservar alimentos.
shutterstock/Reprodução
Confira dicas de como conservar alimentos.

Saquinhos descartáveis também são boas opções também, mas você rpecisa tomar cuidado para não ficar com ar dentro deles. 

+"Para fazer o churrasco perfeito, é preciso ter paciência", explica Daniel Lee

Separar alimentos

Separar os alimentos é uma dica importantíssima.
shutterstock/Reprodução
Separar os alimentos é uma dica importantíssima.

Separar alimentos crus e cozidos é muito importante para melhor armazenamento. A dica é congelar apenas comidas que não foram para forno e fogão.

Tudo o que você for congelar, tempere o mínimo possível, porque vai fazer com que o sabor das especiarias fique mais acentuado e tudo fica mais macio quando é guardado deste jeito.

Descongelar

Na hora de retirar o gelo do alimento, você precisa ter alguns cuidados. Só os que já foram pré-preparados podem ser aquecidos instantaneamente.

Cuidado ao descongelar os alimentos.
shutterstock/Reprodução
Cuidado ao descongelar os alimentos.

Carnes e queijos devem ser mantidos em refrigerador até estarem pronto para consumo, caso contrário, podem estragar. Já os ingredientes das saladas podem ser cozidos por dois minutinhos antes do uso.

Evitando a contaminação

Não utilize a mesma tábua, utensílio ou balcão para manipular diferentes itens, separe uma para cada tipo de alimento. Outra medida a ser tomada é excluir de vez o lixinho de pia, pois os restos de comida que ficam no cesto podem propiciar a proliferação de bactérias.

Tome cuidado ao usar a mesma tábua para tudo.
shutterstock/Reprodução
Tome cuidado ao usar a mesma tábua para tudo.

Atos de desatenção como estes podem fazer com que os comestíveis fiquem impuros, o que os especialistas chamam de contaminação cruzada e rendem doenças aos consumidores.

+7 filmes que vão te dar fome - parte 2

Agora que você já sabe como conservar alimentos de maneira fácil, a sua vida na cozinha vai ficar muito mais tranquila.