Receita na mesa

Aprenda a fazer um molho de alho delicioso

O molho de alho pode ser preparado em apenas 10 minutos

Por Receita na mesa

  • min 10
  • Porções 1
  • Nível Fácil

O molho de alho é algo fácil de fazer e pode ser utilizado para acompanhar e dar sabor a diferentes pratos que vão desde macarrão, até pão e batata frita. Aprenda a fazer esse molho em casa.

Ingredientes
  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 2 dentes de alho picados
  • A gosto: temperos e salsinha


Modo de Preparo

  • Amasse ou corte os dentes de alho.
  • Misture a maionese, a salsa e o alho.
  • Tempere a gosto e sirva acompanhando qualquer tipo de prato.



Curiosidade sobre o alho 

- O alho, principal ingrediente utilizado no molho de alho , é da mesma família (a Liliácea) da cebola, da cebolinha verde e do alho-poró. 

- Excelente opção para temperar todos os tipos de comida, o alho é muito admirado desde a antiguidade, inclusive já foi encontrado em tumbas egípicias, por terem sido usados como recompensas ou feito parte do processo de mumificação. 

+ Pão de alho: aprenda a fazer

- Existem algumas lendas baseadas nele. Mitos egípicios, por exemplo, o considerava uma planta mágica que possuia poderes. Inclusive, no poema épico Odisseia, Ulisses usa o alho para fazer Circe se apaixonar por ele e com isso acaba se livrando da feiticeira. 

O alho é um importante tempero desde a antiguidade
shutterstock
O alho é um importante tempero desde a antiguidade

- Hoje existem cerca de 500 tipos no mundo. Entre eles está o alho negro, que possui passa por uma fermentação durante o tempo de plantação e possui umidade controlada e um sabor adocicado. 

- O alho produzido no Brasil dá conta de apenas uma parte do que é consumido pela população. Por isso o país acaba tendo que importar a mercadoria. O principal país exportador pe a China, considerada a maior produtora desse produto no mundo. 

+ Aprenda a fazer um molho de tomate clássico

- Além de melhorar o sabor dos pratos, o alho também faz bem para a saúde. Alguns estudos já comprovaram que o alimento é capaz de combater infecções, funcionando como um antibiótico natural, e ajudar na prevenção de doenças do coração, mantendo a pressão e reduzindo o colesterol. Ele também é uma substância anticancerosa. 

É por essas e outras que indicamos o molho de alho para uma alimentação gostosa e saudável.