Receita na mesa

Veja como fazer uma deliciosa mousse de chocolate branco

A receita desse delicioso doce é super prática e rápida de se fazer

Por Receita na mesa


  • min 30
  • Porções 6
  • Nível Fácil

A receita de mousse de chocolate é uma das mais tradicionais e amadas pelos brasileiros. Ela é tão querida, que criaram diversas variações dela, como a de mousse de chocolate branco!

Ingredientes
  • 600 g de chocolate branco em pedaços
  • 5 ovos, com as gemas e as claras separadas
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 lata de creme de leite sem soro


Modo de Preparo

  • Derreta o chocolate branco picado em banho-maria ou no micro-ondas, adicione o creme de leite e reserve.
  • Em uma vasilha, bata as gemas com metade do açúcar até formar uma massa bem fofa.
  • Em seguida, acrescente a mistura de chocolate branco e a essência de baunilha e reserve.
  • Em outra vasilha, bata as claras em neve até ficar bem firme e adicione o açúcar restante e misture até obter a consistência de suspiro.
  • Junte as duas misturas e bata tudo com uma colher de pau até formar uma massa uniforme.
  • Guarde na geladeira até atingir a textura desejada.

A receita de mousse de chocolate branco é uma releitura interessante da tradicional receita. Para os fãs de doce, ela é perfeita pela praticidade e por ter aquele toque mais docinho do que a original - mas tudo isso sem perder a refrescância e a leveza da clássica sobremesa.

Bolinho de chuva recheado com brigadeiro

Para fazer com que a sua mousse de chocolate branco fique ainda mais especial, você pode trocar a essência por uma fava de baunilha de verdade. Neste caso, basta cortar a fava ao meio com uma faca bem afiada e raspar as sementes dela para dentro da mistura.

Na hora de decorar, você tem inúmeras opções, como chocolate branco  ou ao leite ralado, frutas vermelhas, caldas ou mesmo opções mais doces, como bolhachas recheadas, trufas ou o que mais der na telha - o segredo aqui é criatividade, ousadia, alegria e conhecer bem o próprio paladar!

Você sabia?

A origem da mousse de chocolate , tanto do nome quanto da receita, gera controvérsias e muitas dúvidas. Entra as várias possibilidades, uma das histórias mais interessantes vem da Roma antiga.

A receita de mousse de chocolate passou por várias adaptações ao longo dos séculos
Reprodução/Pinterest
A receita de mousse de chocolate passou por várias adaptações ao longo dos séculos

Na época, existia uma mistura de mel com vinho chamada de "muslum", que com a influência do latim, transformou-se em "mulsa". Ao chegar na região da França, a palavra virou "mousse", como conhecemos hoje.

Doces antigos dos quais você nem se lembrava mais

Por volta do século 19, esse nome foi atribuído a um doce aerado preparado na Inglaterra - a palavra significa algo leve e espumoso, mas de textura estável e por isso foi atribuído à receita inglesa.

Já na França, a palavra "mousse" significava especificamente "espuma". Por isso, quando ela começou a ser usada no mundo culinário francês, em 1894, era designada principalmente para pratos salgados, como molhos de peixes ou legumes.

Aprenda  a fazer um saboroso mousse de manga

Foi só em 1990 que o artista Henri Toulouse-Lautrec teve a ideia de adicionar chocolate na mistura, chamando-a de "maionese de chocolate". Desta invenção, surgiu a primeira receita de mousse de chocolate como se conhece hoje, e felizmente o nome foi adaptado para algo mais atraente - assim como outras releituras, como a de chocolate branco, foram criadas.