Simples, rápida e saborosa, a receita de ratatouille existe há muitos anos
-
min 40
-
Porções 2
-
Nível Fácil
Você pode servir o ratatouille com crocantes brusquetas, baguetes ou pão italiano. Também é um ótimo acompanhamento de carrnes. Veja a receita abaixo.
- 1 berinjela
- 1 abobrinha italiana
- 2 tomates grandes sem semente
- 1 pimentão verde
- 1 cebola bem picada
- 1 dente de alho picado
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
- Manjericão a gosto
- Orégano a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de Preparo
- Fatie a berinjela em rodelas finas. Depois de cortada, deixe descansar por alguns minutos com sal, sobre um escorredor, para drenar seu líquido e retirar o sabor amargo.
- Fatie também a abobrinha italiana, o tomate e o pimentão verde. Reserve.
- Refogue o alho e a cebola no azeite, usando uma frigideira grande. Faça isso até que a cebola fique transparente.
- Em um recipiente, alterne as rodelas dos legumes, colocando uma ao lado da outra, de modo que criem um efeito visual colorido.
- Espalhe a cebola e o alho fritos no azeite sobre os legumes, acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Acrescente as ervas e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam cozidos e o líquido, evaporado totalmente.
Você sabia?
O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa picar, triturar . Mas podemos traduzir também como ragoût de legumes ou prato de berinjelas.
Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela e tomate. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita. O método clássico de preparar esta receita envolvia tirar as peles e sementes do tomate e cozinhar separadamente os vegetais, para serem combinados no final e temperados com sal e ervas de Provença (uma combinação de tomilho, orégão, sementes de coentro e funcho; o conjunto levava cerca de uma hora a cozer, sendo regado com vinho branco ou tinto).
No original francês, ratatouille é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite. Assim como o filme ela é mais tipica na frança.