Esse tipo de arroz traz muitos benefícios para a saúde
-
min 15
-
Porções 5
-
Nível Fácil
O processo de cozimento do arroz integral é muito diferente do branco, já que o grão dele é mais durinho e passou por menos processos de refinamento. Por não saber como cozinhá-lo, muitas pessoas não gostam do prato. Confira alguns truques que vão te dar um ótimo resultado final.
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 alho picado
- A gosto: sal
Modo de Preparo
- Pegue uma panela aqueça 3 xícaras de água.
- Em outra panela, coloque o azeite e refogue o alho. Quando ele estiver bem douradinho, jogue a água quase fervendo.
- Só depois acrescente o arroz integral, lavado apenas uma vez, e o sal a gosto.
- Deixe cozinhando com a panela semi tampada, por cerca de 30 minutos. Se a água secar e você perceber que o grão ainda está duro, acrescente mais meio copo de água quente.
- Espere a água secar e sirva em seguida.
Você sabia?
- O processo de produção do arroz integral é bem mais simples do que o branco. Ele não passa por um refinamento e nem é polido, apenas tem sua casca retirada, o que conserva boa parte de seus nutrientes. Dessa forma possui, além do carboidrato, claro, grande quantidade de ferro, zinco, cálcio, vitaminas B1, B2, B3, B6, E e K.
- Esse alimento é muito indicado para pessoas que possuem diabetes ou são hipertêmicas. Os esportistas também são grande consumidores, tendo uma grande fonte de energia e nutrientes nesse prato. Ele é o queridinho dos nutricionistas.
+ Aprenda a fazer um arroz carreteiro de dar água na boca
- Quem ingere esse tipo de grão tem grandes benefícios para a saúde, entre eles estão a prevenção contra o câncer (devido a presença de lignanas vegetais), a perda de peso e diminuição da gordura abdominal (causado pelas fibras), relação do açúcar no sangue (por conta do magnésio) e bem para o coração (redução do colesterol por conta das fibras).
Já percebeu que é muito mais saudável comer arroz integral né? Agora que já sabe que não é tanto um bicho de sete cabeças para cozinhar, pode começar a pensar em mudar os hábitos para melhor.