Receita na mesa

Suco rosa: aprenda a preparar esta bebida

O suco rosa é refrescante e muito saudável

Por Receita na mesa

  • min 5
  • Porções 1
  • Nível Fácil

O suco rosa é uma boa opção para se refrescar em dias de muito calor. Veja a receita abaixo.

Ingredientes
  • 2 maçãs picadas
  • ½ beterraba picada
  • Algumas folhas da beterraba
  • ½ xícara (chá) de erva-doce picada
  • 1 xícara (chá) de água


Modo de Preparo

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até o suco ficar homogêneo. Adoce a gosto com adoçante.

Você sabia?

É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta. Desde sempre ela foi usada para fazer parte de receitas e bebidas, como, por exemplo no suco rosa.

Benefícios da beterraba

Também é recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. As folhas desta planta possuem propriedades benéficas, semelhantes às do espinafre, ambas sendo utilizadas na indústria farmacêutica por causa de suas qualidades terapêuticas. Como tem um nível elevado de vitaminas e carboidratos, é uma planta com valiosas propriedades medicinais. Tem ação neutralizadora de ácidos e auxilia a formação de glóbulos vermelhos. Por ser rica em ferro e cobre, auxilia na produção de plaquetas, promove fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, fortalece tendões e tem ação anti-inflamatória. Ela fortalece o coração, aumenta a circulação sanguínea, purifica o sangue. Quando utilizada junto com a cenoura tem ação na regulação hormonal.

Os médicos recomendam consumi-la crua, ralada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é cozinhar inteira, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que mantenha intacta a cor vermelha.

Onde surgiu

A beterraba apareceu em tempos pré-históricos na África e se expandiu ao longo das costas selvagens asiáticas e europeias. A princípio as pessoas comiam apenas as folhas da planta. Os antigos romanos foram uma das primeiras civilizações a cultivar e usar as raízes do alimento. Ela ficou mais popular no começo do século XVI.

Esta planta só foi ter um valor maior no século XVIII quando descobriram que é um alimento rico em açúcar. Na época que o acesso à cana de açúcar foi restringido pelos ingleses,a beterraba veio para ser a substituta, como Napoleão ordenou.