A bebida é uma ótima opção para os dias mais frios
-
min 15
-
Porções 4
-
Nível Fácil
O chocolate quente é uma bebida doce muito consumida em dias mais frios. Pode ser feita tanto de chocolate em pó, quanto de cacau em pó. A cremosidade depende dos ingredientes e das quantidades que serão utilizadas na receita.
- 1 caixa de creme de leite
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1/4 de uma lata de leite condensado
Modo de Preparo
- Em uma panela coloque o creme de leite, o leite condensado e o chocolate em pó. Vá mexendo até que ferva.
- Logo após a ebulição acrescente o leite e deixe cozinhar mais um pouco. Quando estiver na textura desejada, desligue o fogo e sirva em seguida.
Dicas
- Há outros ingredientes que você pode usar para fazer o seu chocolate quente . Se achar que ele está muito ralo, por exemplo, a dica é acrescentar um pouco (uma colher de chá) de amido de milho e mexer bem. Agora se deseja dar um sabor a mais, pode acrescentar canela em pó a gosto.
- Uma forma de incrementar mais ainda é o acréscimo de alguns alcóolicos como wisky, conhaque e amarula, eles aumentam o fator "quente". Tome apenas cuidado com a quantidade que será colocada.
- A melhor ocasião para consumo dessa bebida são os dias frios. Ela tem a capacidade de esquentar e relaxar o corpo. Bolos simples, pão de queijo e biscoitinhos são ótimos acompanhamentos. Não vamos esquecer, é claro, do edredom.
Curiosidades
- Essa bebida surgiu na época das Grandes Navegações. O Brasil e seu cacau haviam sido descobertos recentemente e os europeus levaram as sementes do fruto para casa, lá se teve a ideia de misturá-las com o bagaço da cana. O líquido quente robou o primeiro lugar na preferência de muitos nobres e a receita se tornou bastante elitizada.
+ Suco rosa: aprenda a preparar esta bebida
- Na época em que começou a ser consumido, o chocolate quente chegou a ser considerado um presente dos deuses pelos cidadãos e relacionado a poderes especiais por médicos. Tanto que foi proibido pela Igreja Católica por um tempo.