A receita de panetone de liquidificador é fácil de fazer e os ingredientes são comuns
-
min 120
-
Porções 4
-
Nível Fácil
A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panatón ou panattón, de origem e significados controversos. Por outro lado, pode-se deduzir que a origem do termo panettone se deva à contração entre o diminutivo da palavra "pão" (do italiano panetto) com o superlativo da mesma palavra (do italiano panone), isto é, panetto + panone = panettone, o que em português se assemelharia ao neologismo "pãozinhozão".
- 3 ovos
- ¾ de xícara (chá) de suco de laranja
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (600 g)
- 1 pacotinho de fermento biológico seco (10 g)
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 colher (sobremesa) de essência de panetone
- ½ xícara (chá) de margarina
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
Modo de Preparo
- Misture a farinha com o liquidificador o leite, o suco de laranja, a margarina, os ovos, o açúcar e bata tudo até obter um preparado uniforme.
- Despeje-o numa panela. Adicione a farinha peneirada, pouco a pouco, mexendo constantemente com uma colher de pau para incorporá-la à massa à medida que for sendo acrescentada.
- Junte a essência de panetone e mexa novamente.
- Quando a massa estiver pronta, abra-a e coloque dentro as frutas cristalizadas e as uvas-passas.
- Feche a massa e trabalhe-a bastante para que as frutas se distribuam por toda a massa uniformemente.
- Unte com manteiga 3 fôrmas para panetone, divida a massa em 3 porções e coloque-as nas fôrmas.
- Reserve-as por 1 hora para que cresçam
- Quando dobrarem de tamanho, leve os panetones para assar em forno já aquecido a 200 °C por uns 35 a 40 minutos, ou até dourarem.
Você sabia?
Existem dois tipos de fermento, o fermento biológico e o fermento químico. O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.
Já o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos. Estes, quando em contato com a humidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC.