Essa receita é brasileiríssima, típica das culinárias mineira, paulista e goiana
-
min 40
-
Porções 10
-
Nível Fácil
Esse prato tipicamente brasileiro é uma mistura de feijão, farinha de mandioca, linguiça, ovos, torresmo, alho, cebola e outros tipos de temperos. Muito apreciado em estados como Minas Gerais, São Paulo e Goiânia, o feijão tropeiro não precisa de acompanhamentos. Confira o passo a passo e aprenda a fazer um tradicional e delicioso!
- 700 g de feijão carioquinha cozido e sem caldo
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
- 250 g de cubinhos de bacon
- 150 g de linguiça calabresa
- 120 g de torresmo
- 2 cebolas médias bem picadinhas
- 5 dentes de alho em pedaços pequenos
- 1 xícara (chá) de cebolinha
- 5 ovos
- 1 maço de couve cortado bem fininho e refogado
- 1 colher (sopa) de banha de porco
- A gosto: sal e pimenta do reino
Modo de Preparo
- Comece fritando o bacon e a calabresa em panelas diferentes. Use um fio de azeite para a calabresa, o bacon se frita sozinho.
- Reserve a calabresa. Na panela do bacon acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Depois coloque a banha de porco e os ovos e mexa tudo, como se estivesse fazendo ovo mexido.
- Lembra da linguiça calabresa? É hora de acrescentá-la na mistura. Coloque também todos os temperos que deseja (sal, pimenta, cebolinha). Misture bem.
- Pegue o feijão carioquinha cozido e sem caldo e misture na panela. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos para que ele absorva os sabores. Desligue o fogo.
- Coloque tudo em uma tigela grande e coloque o resto dos ingredientes (já prontos): torresmo e couve. Misture bem e sirva em seguida.
Você sabia?
- O feijão tropeiro é um prato típico da culinária mineira que conquistou os estados de São Paulo e Goiânia. Ele surgiu no período colonial com as tropas de homens que, a cavalo ou em lombo de burros, faziam o transporte de diferentes mercadorias. Durante as expedições eles se alimentavam da mistura de feijão, farinha de mandioca, ovo e diferentes tipos de carne, uma forma de ter uma alimentação completa sem ocupar muito espaço nas bagagens.
+ Faça um tutu de feijão tradicional em casa
- Para os turistas que vistam Belo Horizonte ou qualquer outra cidade de Minas Gerais, pedir feijão tropeiro em um restaurante é quase uma obrigação.