O preparo do prato é extremamente simples e rápido

-
min 10
-
Porções 2
-
Nível Fácil
Tradicionalmente feito com carne bovina, o ingrediente principal do tartare também pode ser peixe, como explica o chefe Wagner Resende, que ensina a preparar uma versão mais simples e saudável do prato.
- 200 g de linguado
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- manjericão picado
- Uma colher de azeite
- suco de meio limão siciliano
Modo de Preparo
- Cortar o linguado em cubos grandes.
- Temperar com sal.
- Colocar um pouco de pimenta.
- Picar e adicionar o manjericão.
- Colocar o azeite
- Colocar o suco de limão.
- Misturar.
- Servir.
Dicas
Embora seja um prato de preparo muito simples, é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer o tartare , como não colocar o suco de limão antes dos demais ingredientes - caso contrário ele irá cozinhar o peixe.
Diferentemente do que na versão bovina , em que é preciso cortar a carne bem picadinha, no tartare de linguado o ideal é picar o filé do peixe em cubos grandes e rústicos.
Outro truque útil é colocar a vasilha em que você for preparar tudo dentro de outra maior, só que com gelo. Isso irá ajudar a conservar o frescor do prato.
Além disso, é possível trocar o uso do limão siciliano pelo tahiti sem alterar a receita - apenas o gosto será um pouco diferente. Ainda, se você quiser que o resultado final tenha um gosto mais cítrico, basta colocar algumas raspas de limão.
Uma boa dica dada por Fabrízio Fasano no vídeo é de picar o manjericão com as mãos ao invés de usar uma faca, para conservar a refrescância original do tempero. Se você não tiver manjericão em casa, tente usar hortelã pelo frescor - mas cuidado com o forte sabor de planta.
O tartare de peixe também tem a grande vantagem de ser uma receita simples que dá para fazer usando o que tem na geladeira. Além do linguado, você pode usar qualquer outro peixe de sua preferência - ou que tiver sobrando em casa.
Leia mais: Aprenda a fazer um entrecotê a cavalo, um corte de carne servido com ovo pochê
Vai preparar um salmão recheado para o jantar e sobrou um pouco? Use as sobras para fazer a receita acima! Você não precisa mudar nada nela.
E por fim, na hora de servir o tartare, uma saladinha de folhas verdes é uma ótima opção para ornar com o sabor e o frescor - e o lado light - do prato. Ou simplesmente colocar ele na mesa sem acompanhamento, apenas com um fio de azeite.