Além da receita, tem também muitas curiosidades sobre o prato português que é muito tradicional no Brasil
-
min 60
-
Porções 20
-
Nível Médio
O bolinho de bacalhau é um prato tradicional da culinária portuguesa, mas fez muito sucesso ao redor do mundo, principalmente no Brasil e na Angola. Nos restaurantes ele pode ser relativamente caro, por isso o custo benefício de fazê-lo em casa é bastante vantajoso.
- 3 xícaras de (chá) de purê de batatas
- 2 xícaras (chá) de bacalhau, cozido e desfi ado
- 3 xícaras de (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- 1 colher de (sopa) de fermento em pó
- 1 colher de (sopa) de manteiga
- Sal e cheiro-verde a gosto
- 2 claras
- Ovos batidos, o necessário para empanar
- Óleo, o necessário para fritar
Modo de Preparo
- Em uma tigela, misture o purê de batatas e o bacalhau. Em seguida, junte a manteiga, as gemas e o cheiro-verde. Reserve.
- Em outra tigela, desta vez pequena, misture o fermento à farinha de trigo, e, em seguida, junte à massa da tigela grande, mexendo bem até que fique uma mistura homogênea. Reserve.
- Limpe o recipiente que ficou vazio, e utilize-o para bater as claras em neve e adicionar à massa. Misture bem. Reserve.
- Agora é hora de fazer os bolinhos com a mão. O tamanho ideal é o médio.
- Passe os bolinhos na farinha de rosca, nos ovos batidos e na farinha novamente. Deixe descansando.
- Coloque óleo numa frigideira e deixe esquentar bastante.
- Frite os bolinhos até que dourem.
- Escorra e disponha-os em travessas forradas com papel absorvente. Sirva e seguida.
Você sabia?
- A primeira receita oficialmente registrada do bolinho de bacalhau foi registrada no ano de 1904, no livro "Tratado de Cozinha e Copa". O autor da obra, o oficial do exército português Carlos Bandeira de Melo, esqueceu apenas de informar a proporção dos ingredientes.
- O bacalhau, ingrediente principal para fazer o bolinho não é uma espécie de peixe como muitos pensam. Esse nome é utilizado para designar uma forma de preparo natural que salga e seca a carne branca.
Leia mais: Veja como fazer uma coxinha de mandioca com requeijão
- Além de muito saboroso, o bacalhau é também nutritivo. Possui fácil digestão, muitas vitaminas e possui a taxa de colesterol próximo do zero. Por isso, mesmo que o bolinho de bacalhau seja frito, dá para usar um tipo de óleo mais saudável e comer sem que a consciência pese tanto.