Muitas receitas dependem dessa massa e não é tão difícil fazê-la, apenas trabalhoso
-
min 50
-
Porções 4
-
Nível Médio
A massa folhada é leve e não fermentada, feita em diversas camadas pode ser utilizada tanto em receitas salgadas quanto em doces. Visto a versatilidade dela, é sempre bom saber fazê-la em casa. Você não vai querer deixar de fazer uma receita só porque ela leva massa folhada, não é mesmo?
- 500 g de farinha de trigo
- 1 xícaras (chá) de água morna
- 360 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de sal
Modo de Preparo
- Peneire a farinha de trigo e misture com o sal. Coloque-a em uma superfície lisa. Faça um círculo, abrindo um buraco no meio dela. Jogue a água morna nesse buraco.
- Com as mão vá amassando e agregando a água à massa. Tudo isso aos poucos, pelas beiradas.
- Quando a água secar, amasse tudo muito bem até que não grude mais nas mãos. Faça um quadrado, desenhe um X nele (com a profundidade que vá até metade da massa) e embrulhe em papel filme. Leve para a geladeira e deixe descansar por 30 minutos.
- Depois desse tempo abra a massa no formato retangular em uma superfície polvilhada com farinha. Conte com a ajuda de um rolo.
- Corte a manteiga em pedaços (mais ou menos da grossura do quadrado de massa) e coloque por cima do retângulo, apenas na área central. É importante que ambos estejam na mesma temperatura.
- Dobre as laterais por cima da manteiga. Una muito bem as pontas. Isso fará com que você volte a ter um quadrado, dessa vez com manteiga no meio.
- Com o rolo, bata suavemente na superfície da massa até que ela ganhe novamente o formato retangular e esteja com uma espessura de cerca de dois dedos.
- Feito isso, abra a massa. Depois, dobre um terço e o pedaço que sobrou por cima desse.
- Vire o sentido da massa e repita o processo de abrir e dobrar em terços mais uma vez. Envolva com papel filme e coloque na geladeira por 10 minutos.
- Retire da geladeira e faça o processo de abrir e dobrar em terços mais duas vezes.
- A massa está pronta para ser usada em qualquer receita!
Dicas
- É imporatante que tudo esteja bem gelado, tanto a massa quanto a manteiga e a bancada. Isso porque se a manteiga começar a derreter quanto estiver no interior da massa, pode vazar e atrapalhar no resultado final.
- Mnatenha sempre a bancada bem polvilhada com farinha, mas cuidado para não exagerar e dar origem a uma massa muito seca.
+ Faça massa de pizza no liquidificador
Você sabia?
- A massa folhada não precisa de fermento, ela consiste em camadas de massa e gordura. O ar presente e a manteiga são responsáveis pelo seu crescimento.
- A receita super elaborada teria sido desenvolvida pelo francês Claude Lorrain em Roma, no ano de 1635. Mas isso não é comprovado e há outras versões sobre a origem da massa folhada.