Esse bacalhau é passado na farinha de rosca e selado no azeite

-
min 240
-
Porções 5
-
Nível Fácil
O bacalhau é um peixe muito conhecido e admirado no Brasil por influência dos imigrantes portugueses. O prato pode ser feito de diferentes formas, o mais comum é assado no azeite e acompanhado de batatas. Confira uma receita um pouco diferente para fazer em casa.
- 2 Kg de Bacalhau em postas altas (dessalgado)
- 20 g de alho desidratado
- 300 g de farinha de rosca
- 600 ml de azeite
- 2 litros de leite
- 6 batatas
- A gosto: sal grosso
Modo de Preparo
- Descongele as postas de bacalhau já dessalgadas no leite (imerso) por cerca de 4 horas. Lembre-se sempre de virá-los durante esse tempo.
- Antes de começar de fato o preparo do bacalhau coloque o azeite para esquentar em fogo médio.
- Em uma tábua misture a farinha de rosca e o alho desidratado.
- Retire um pedaço de bacalhau do leite e, sem lavar, passe todos os lados na mistura de farinha de rosca com alho desidratado.
- Faça o mesmo com todos os pedaços e vá colocando um ao lado do outro em uma forma. Não deixe nenhum espaço sobrando entre eles. Reserve.
- Agora é hora de fazer a batata. Coloque-as, já cozidas quase em ponto de purê e com casca, em uma forma e esprema um pouco de sal grosso em cima.
- Voltando para o bacalhau, polvilhe mais um pouco de farinha de rosca por cima, cobrindo toda a superfície.
- Lembra do azeite que ainda está esquentando no fogo? Com a ajuda de uma concha jogue-o por cima do bacalhau. A temperatura alta irá realizar o processo de selagem.
- Quando o azeite estiver cobrindo mais da metade da forma está na hora de levar para o forno, pré-aquecido, a 250º. Coloque a forma da batata e do bacalhau para assar ao mesmo tempo. Deixe por cerca de 25 minutos.
- Depois é só servir.
Dicas
- Descongelar o bacalhau no leite é uma técnica que tem objetivo de deixá-lo mais macio e saboroso.
+ Bacalhau: Receita básica de um dos pratos mais famosos da culinária portuguesa
- A montagem da forma que vai para o forno é muito importante, as postas devem estar bem juntinhas uma das outras para que o resultado seja satisfatório.