É uma opção prática para o almoço do cotidiano, além de ser uma delícia
Purê de mandioquinha
-
min 40
-
Porções 10
-
Nível Fácil
Esse prato vai muito bem com uma carne vermelha ou peixe. É muito prático de preparar no dia a dia, além de ser saudável. Para quem é vegetariano é uma boa escolha!
- 800g de mandioquinha
- 1 1/2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
- 1/2 lata de creme de leite light
- Salsinha a gosto
Modo de Preparo
- Cozinhe as mandioquinhas descascadas por 15 minutos.
- Esprema em espremedor de batatas.
- Leve ao fogo com a manteiga e o leite, mexendo sempre até atingir o ponto. Tempere com sal.
- Junte o creme de leite e desligue o fogo, mexendo para homogeneizar.
- Sirva salpicada com salsinha picada.
Dica: Na hora de comprar a mandioquinha, prefira as que têm raízes mais retas, sem muitas reentrâncias e manchas escuras. Para saber a quantidade certa para comprar, calcule 250g para cada 2 pessoas.
Leia também: Batata suíça: saiba como preparar
Curiosidades sobre a mandioquinha
A mandioquinha considerada de boa qualidade é amarelo clara, lisa e firme. Esse tubérculo é rico em vitaminas do complexo B e em alguns sais minerais, como potássio e ferro, sendo um alimento bem saudável. Segundo os pesquisadores da Embrapa Hortaliça, o alimento contém níveis razoáveis de vitamina A e também é fonte de energia devido ao seu alto teor de carboidrato.
A mandioquinha é originária dos países andinos, especialmente da região do Equador e do Peru, onde é bastante popular. Segundo a Embrapa, a versão mais aceita sobre quando a raiz apareceu no Brasil é a que diz que, em 1907, membros da Sociedade de Agricultura, localizada no Rio de Janeiro, trouxeram suas mudas da Colômbia.
Leia mais: Veja como preparar a receita original de guacamole
Como conservar o alimento
A mandioquinha fica bem conservada durante uma semana dentro da gaveta da geladeira. Depois desse tempo, ela fica mole e enrugada, perdendo o sabor. Uma opção para depois de devidamente preparado é congelar o alimento para não estragar e poder comer dias depois.