Receita na mesa

Veja como fazer maionese em casa em menos de um minuto

Receita leva apenas dois ingredientes e fica pronta em pouco tempo

Por Receita na mesa


  • min 1
  • Porções 2
  • Nível Fácil

Aprenda a preparar um dos molhos mais queridos no mundo inteiro, a maionese caseira. Além de simples, é muito rápido fazer a receita.

Ingredientes
  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • 1 xícara de chá de óleo em temperatura ambiente


Modo de Preparo

  • Em um pote pequeno, coloque o ovo e em seguida o óleo - exatamente nessa ordem.
  • Com um mixer ou um fouet, misture até o fundo ficar branco.
  • Então erga o batedor até a parte de cima do pote e continue batendo até tudo ficar branco.
  • Sirva.

Para a maionese caseira ficar perfeita, é muito importante seguir o passo a passo da maneira exata, além de prestar atenção em algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Leia mais:  Veja 7 utensílios que vão mudar a sua vida na cozinha

Primeiramente, use os alimentos em temperatura ambiente para ter certeza de que o ponto do molho ficará certo. Então, certifica-se que você colocou os ingredientes na ordem certa: primeiro o ovo, depois o óleo.

Mas a dica mais importante de todas para a receita de maionese dar certo é justamente o tempo de preparo. Dependendo da intensidade e velocidade da batida para misturar os ingredientes, você não precisará de mais de 30 segundos para o prato ficar pronto. Se você se alongar no preparo, vai dar ruim.

via GIPHY

Então assim que a mistura estiver toda branca, pare de mexer na hora!

Se você achar que vai faltar sabor na maionese, basta acrescentar algumas gotas de suco de limão, uma pitada de sal e uma colher de chá de mostarda.

A receita rende quatro porções, mas é possível preparar quantidades maiores: basta ir aumentando proporcionalmente a quantidade de ingredientes e o tamanho do pote.

Leia mais:  12 comidas que você  nunca pensou em fritar mas que ficam muito mais gostosas

Você sabia?

O famoso acompanhamento surgiu em 1756, quando o duque de Richelieu foi enviado ao porto de Mahon para desalojar os ingleses pelo rei Luis XVI. Como o uso de fogo era proibido, pois poderia chamar a atenção do inimigo, o cozinheiro fez um molho frio com o que tinha em mãos: ovos, sal e azeite.

via GIPHY

O primeiro nome dado à maionese foi a palavra mahonnaise, em referência à cidade em que foi criada. Com o passar do tempo, ela foi afrancesada para mayonnaise e desde então é um sucesso no mundo inteiro.

Leia mais:  9 comidas americanas que provam que a vida é maravilhosa

Hoje a maionese caseira é um acompanhamento perfeito para diversos alimentos, como hambúrgueres de todos os tipos , batata frita, polenta frita e inúmeros outros salgados.