Receita na mesa

Geladinho de coco

Presente na infância de muitas pessoas, o geladinho é uma sobremesa muito atual

Por Receita na mesa

  • min 5
  • Porções 5
  • Nível Fácil

Seja chupe-chupe, flautinha, sacolé ou picolé-de-saco, o geladinho é uma das sobremesas mais clássicas e saborosas do país.

Ingredientes
  • 300ml de leite
  • 100g de coco ralado
  • Açúcar a gosto


Modo de Preparo

  • Primeiro bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Depois, com a ajuda de um funil, vá enchendo os saquinhos com o líquido que você acabou de preparar.
  • Coloque os saquinhos na geladeira e espere congelar.

Você sabia?

Esta iguaria surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, mas com uma receita um pouco diferente. Inicialmente era salgado e usado como fonte proteica pelos marinheiros norte-americanos. Não se sabe ao certo como esta ideia chegou ao Brasil, mas receitas como geladinho de coco fez e ainda faz a alegria de muitas gerações.

A expressão "sacolé" foi criada como uma fusão das palavras saco e picolé, por ser uma iguaria gelada preparada em sacos plásticos. As expressões geladinho e gelinho popularizaram-se em função da marca registrada Geladinho.

Origem do coco

A origem desta planta é incerta. Algumas pessoas dizem nasceu no Sudeste Asiático, outras falam que foi descoberto no nordeste da América do Sul. Registros fósseis da Nova Zelândia indicam a existência de pequenas plantas similares ao coqueiro de mais de 15 milhões de anos.

A polpa do coco é repleta de  nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Como escolher o coco

Quando você for comprar o coco, leve a aparência em consideração. Se preferir a fruta verde, escolha aquela com a casca mais esverdeada. Caso ela esteja escura e com rugas, significa que o já passou do ponto. Agora se você quiser a planta madura, a superfície seca e com tons marrons indica que ele está pronto para ser aberto.

Em casa, o coco ainda fechado pode durar por cerca de dois meses. Depois de aberto, deve ser consumido no mesmo dia ou conservado na geladeira em recipiente tampado por até cinco dias. No freezer, o prazo de validade aumenta para duas semanas.

Curtiu esta receita de geladinho de coco? Agora é só comprar os ingredientes e mandar ver!